aplicativos para coleta de dados

Os aplicativos para coleta de dados e suas aplicações no mercado de tecnologia da informação

Aplicativos para coleta de dados são decisivos para o mercado de TI em termos de competitividade e inovação.

Empresas de tecnologia adotam conceitos de inovação todos os dias em suas rotinas, para manterem-se competitivas e gerar valor para seus produtos e serviços.

As novidades para esse mercado chegam cada vez mais rápido. Porém, o que pode ser um benefício, lança também, uma série de dificuldades, em especial no que tange a atualização dos seus processos.

Para conseguir atender às novas demandas, quem trabalha com tecnologia da informação, precisa se adequar, estudando novos e melhores modelos de negócios para garantir um crescimento sustentável e escalável, conquistar novos mercados e fidelizar clientes.

Conhecimento do mercado e dos processos internos é essencial

O primeiro passo rumo a essa transição é conhecer o mercado, as novas tendências de consumo, e criar estratégias que venham de encontro a essa realidade para tirar proveito das oportunidades e minimizar os efeitos das ameaças.

Apesar de essencial, a prática de fazer pesquisas e documentar planos estratégicos não parece ser comum entre o segmento de TI.

Segundo Dagoberto Hajjar, profissional com mais de 35 anos de experiência nas áreas de negócios e TI, no final de Janeiro, 13% das empresas de TI não tinham a mínima ideia do que fariam em 2017, e 31% disseram que “sabiam o que fazer, mas não tinham tido tempo de escrever e comunicar o plano”. Nas empresas jovens a realidade é diferente, e o plano já estava pronto antes do final de 2016.

E é para ajudar nessa tarefa que os aplicativos para coleta de dados surgem como importantes aliados.

Aplicativos para coleta de dados têm um importante papel nessa transição

A análise de dados está ganhando rapidamente a atenção de muitas empresas ao redor do mundo. E isso não seria diferente para o mercado de tecnologia da informação.

Ela amplia a visão dos gestores de TI, permitindo que eles tenham acesso a informações sobre potenciais clientes e o mercado, possam otimizar processos, gerir melhor seus recursos e pessoas, além de levá-los a tomadas de decisão mais assertivas e seguras.

Se antigamente também, fazer pesquisa de mercado, exigia grandes investimentos por parte das empresas, hoje está muito mais acessível.

O empresário tem a sua disposição ferramentas fantásticas para formular seus questionários, enviar para seus contatos, cruzar dados e fazer a leitura destas informações.

Além disso, também encontram menor resistência do mercado, uma vez que os clientes estão mais receptivos a responder pesquisas, por entender que contrapartidas serão apresentadas, sejam elas, na melhoria dos processos, produtos e serviços, ou ainda pela simples apresentação dos resultados obtidos.

Ebook Sucesso na Coleta de Dados

O momento é oportuno para investimentos e promete ganhos em escala

O momento para colocar novas tecnologias em prática, fazendo uso de aplicativos para coleta de dados para obter vantagens competitivas, não poderia ser mais oportuno para as empresas de TI.

Na contramão de uma economia em depressão, os investimentos em TI não param de crescer.

Segundo dados da 28ª Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (GVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), divulgados em abril deste ano, os investimentos destinados ao setor de tecnologia da informação triplicaram na última década, e nada menos que 7,6% do orçamento das organizações estão sendo dedicados ao setor de TI.

Fato que reforça o cenário positivo para as empresas de TI e demonstram o grande potencial para que o mercado continue em franca expansão.

E se estamos falando em crescimento, não há como pensar nele isoladamente, sem que a disponibilidade de informações de qualidade cheguem para o mercado de TI na mesma ordem. E para isso elas têm a seu favor os aplicativos para coleta de dados.

Afinal, qualquer empresário, independente da sua área de atuação, precisa de dados e análises embasadas para tomar decisões precisas e investir os recursos da empresa de forma inteligente.

Os aplicativos para coleta de dados como valor agregado ao negócio de TI

Além de focar nas suas atividades-chaves, as empresas de TI precisam usar sua expertise em tecnologia para agregar valor aos seus negócios.

Neste cenário, acompanhar, capturar, analisar e utilizar todos os dados e informações geradas pelos clientes e processos internos, passa a ser um grande diferencial, e propulsor do seu crescimento.

Independente da origem dos dados – sejam eles gerados pela interação com os clientes, por meio de um setor específico, pela troca de e-mails, formulários de pesquisas, histórico de compras e outras fontes – uma coisa é certa:

É preciso ordenar todo esse volume de informações para que a empresa consiga interpretá-las e a partir daí, possa direcionar suas estratégias.

Neste sentido, os aplicativos para coleta de dados podem contribuir levantando e ordenando informações valiosas.

Entre elas pode-se citar dados externos e internos, a eficiência da empresa, insights em tempo real sobre questões financeiras, sobre a produtividade, a cadeia de fornecedores, o perfil dos clientes e muitas outras informações que podem ajudar no crescimentos de uma empresa, e inclusive, resultar em ganhos de receita.

No entanto, as empresas que buscam avançar em suas áreas com o uso de aplicativos para a coleta de dados precisam entender que, muito mais do que investir na tecnologia em si, precisam adaptar a cultura corporativa, ampliando sua visão sobre a importância das pesquisas para que possam enfrentar as transformações que hoje são, e continuarão sendo constantes em seus mercados.

use o coletum de graça

Tags:,
Postagem anterior
aplicativos com geolocalização
Coleta de Dados

As vantagens dos aplicativos com geolocalização para a coleta de dados em ciências ambientais

Próxima postagem
ambientes marinhos
Coleta de Dados

Conheça 3 benefícios da mobilidade para a preservação dos ambientes marinhos