Como otimizar o formulário de cadastro de clientes

Como otimizar o formulário de cadastro de clientes em 3 passos

O formulário de cadastro de clientes é uma oportunidade única para você conhecer o seu público, gerar engajamento e fidelizar esse relacionamento.

Aqui no blog do Coletum formulários são temas recorrentes. Nos últimos posts mostramos para você as diferenças entre questionários e formulários, já explicamos como criar um formulário de pesquisa eficaz e também já mostramos o que os formulários online podem trazer de benefício para o seu negócio.

Agora, você irá saber como otimizar o seu formulário de cadastro de clientes, de um jeito prático e preciso, para fazer este recurso funcionar perfeitamente a seu favor.

As razões para ter e manter atualizado um banco de dados, com a coleta e o armazenamento correto dos dados de seus clientes, são várias.

Fazendo isso, sua empresa cria uma oportunidade única para conhecer seus clientes e ter controle sobre como eles consomem seus produtos e serviços. Ações estas que são a porta de entrada para gerar engajamento e fidelizar esse relacionamento.

É por isso que, quando você cria um formulário de cadastro de clientes da maneira correta, é capaz de munir-se de informações relevantes, conhecendo realmente a fundo as preferências e hábitos de seus clientes. Com isso, você consegue atendê-los de forma diferenciada, criando boas experiências.

Agora que você já tem consciência da importância de se fazer corretamente um formulário de cadastro de clientes, você deve estar pensando em uma solução prática para te ajudar a desempenhar esta tarefa.

É justamente à estas conclusões que queremos te levar. Adiante, vamos mostrar para você como otimizar essa ferramenta e implementá-la no seu dia a dia.

Organize o formulário de cadastro de clientes

Para que um formulário de cadastro de clientes cumpra com maestria para o fim que foi criado, as informações contidas nele precisam ser assertivas e estarem disponíveis de forma prática para que você possa acessá-las quando e onde quiser.

Essa organização facilita a sua consulta e o reconhecimento do perfil e dos hábitos frequentes dos clientes.

Você pode conquistar este efeito, usando as quebras de seção para dividir assuntos de diferentes contextos ao criar seu formulário.

Elas ajudam a separar o documento em seções, facilitando a digitação e visualização dos preenchimentos.

Você pode, por exemplo, usar as quebras de seção separar os dados pessoais (como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, sexo, CPF, ocupação, etc.) dos dados referentes ao histórico de seus clientes (como por exemplo a data do último serviço, as especificações e outros detalhes do produto ou serviço).

Mas se você quiser, pode ir mais além. Usando o Coletum, um software para coleta e armazenamento dos dados, você pode trabalhar com tabelas relacionais, anexando ao seu formulário outras pesquisas e questões importantes (como por exemplo sobre a satisfação dos seus clientes, o ticket médio, etc.) e assim enriquecer ainda mais o seu repertório sobre seu cliente.

Automatize o processo para evitar erros de preenchimento

Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Quando estamos lidando com formulário de cadastro de clientes, confiabilidade é essencial.

Cadastros feitos à moda antiga, com dados coletados em papel e posteriormente digitados, abrem margem para erros e dificultam a gestão das informações.

Neste caso o ideal é trabalhar com softwares para a coleta e o armazenamento de dados, que sejam práticos de usar, e possam ser abastecidos por sua equipe mesmo quando ela estiver em lugares remotos, e sem acesso à internet.

Se você já faz um controle de forma digital, pode pensar também em otimizar este recurso, estudando novas formas de melhorar o seu cadastro para torná-lo mais ágil e preciso.

Ofereça um incentivo e mantenha seu cadastro atualizado

Depois de criar o formulário de cadastro de clientes você vai precisar conservar este banco de dados sempre atualizado para manter a proximidade com seu cliente e não perdê-lo de vista.

Entretanto, podemos usar da nossa própria experiência pessoal para exemplificar o quanto pode parecer maçante conceder informações pessoais, responder a pesquisas e outras atividades relacionadas ao preenchimento de cadastros, quando não percebemos a proposta de valor ou quando não recebemos nada relevante em troca disso.

Sabendo disso, como podemos estimular que as pessoas se motivem a conceder dados relevantes para abastecer o seu formulário de cadastro de clientes?

Simples, ofereça um incentivo. Ele pode vir na forma de descontos especiais, brindes, conteúdos exclusivos, e outros benefícios mais. Mas atenção! oferte algo que seja realmente interessante e seja visto como relevante para o seu cliente.

Agora que chegamos ao final deste artigo, você pode estar se perguntando, como poderá colocar tudo o que leu até aqui em prática, e implementar um formulário de cadastro de clientes realmente eficaz no seu dia a dia.

Fique tranquilo, para responder a todas estas questões você pode contar com a equipe do Coletum. Ah, e melhor ainda, você pode usar a ferramenta de forma totalmente gratuita e por tempo ilimitado.

Aproveite! Um formulário de cadastro de clientes otimizado, será só o começo!

use o coletum de graça

Tags:,
Postagem anterior
Maximize a força de vendas usando a localização geográfica
Geolocalização

Maximize a força de vendas usando a localização geográfica

Próxima postagem
Melhore o desempenho e o controle de equipe de campo
Coleta de Dados

Melhore o desempenho e o controle de equipe de campo