Pesquisa de mercado: Fatores de sucesso que todo pesquisador deveria conhecer

Pesquisa de mercado: Fatores de sucesso que todo pesquisador deveria conhecer

Ter processos previamente pensados e bem amarrados entre si são caminhos de sucesso que irão garantir resultados mais assertivos e as melhores práticas em uma pesquisa de mercado.

Independente do tamanho de uma empresa, fazer pesquisa de mercado é importante para o sucesso de qualquer organização.

Por meio dela você poderá obter uma melhor compreensão do seu público-alvo e do seu mercado. Podendo planejar o futuro do seu negócio e obter subsídios importantes para suas tomadas de decisão.

Afinal, a pesquisa de mercado é um instrumento estratégico que ajuda gestores e profissionais a direcionar seus esforços de forma mais assertiva e segura.

Entretanto, para que uma pesquisa de mercado cumpra realmente com este propósito, ela precisa seguir metodologias específicas e reunir um conjunto de questões para produzir os resultados esperados.

Para auxiliar neste processo, vamos abordar nas próximas linhas alguns fatores de sucesso que devem estar no radar dos profissionais que desejam ter sucesso em pesquisas de mercado.

Certifique que você tem objetivos claros antes de começar sua pesquisa de mercado

Qualquer estudo parte de uma dúvida a ser respondida. Das informações que se está querendo conhecer com uma investigação. E se tratando de pesquisas de mercado isso não é diferente.

E é este objetivo que deverá conduzir todo o processo. Para isso, mantenha a objetividade nesta questão. Misturar diferentes temas e objetivos costuma não dar bons resultados.

Seu propósito com a pesquisa deve se resumir em uma única questão. Para isso, foque no que é prioridade, em uma necessidade real de informação que você precisa responder no presente momento.

Neste caso, você pode ter como objetivo, o por que seu cliente está abandonando o carrinho de compras em uma loja on-line, o quanto seus consumidores estariam dispostos a pagar por seu produto, qual a percepção acerca da sua marca, entre outras objetivos, desde que sejam simples e claros.

Estabeleça um plano de ação e crie um cronograma

Após definir a questão-chave da sua pesquisa, você deve iniciar seu planejamento.

Certifique que todos os detalhes serão cobertos por este plano. E isso inclui a definição dos objetivos, as questões de pesquisa, a determinação das fontes de dados, as metodologias e outras informações necessárias.

Esta é a etapa onde tudo aquilo que você pretende fazer será determinado. O objetivo de seguir estes passos é minimizar as potenciais fontes de erros, programar o projeto e descrever sua proposta de pesquisa.

Ter consciência disso tudo, é um fator essencial, também para você direcionar os seus recursos da melhor forma possível.

Neste momento, prazos e orçamentos também devem entrar em cena, para possibilitar que suas ideias possam, na prática, serem aplicadas.

O tipo de pesquisa, a coleta de dados, a definição da sua equipe, as ferramentas utilizadas e a apresentação destes resultados influenciarão nestes resultados. Por isso, fique atento a todos estes detalhes.

Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Assegure que sua pesquisa irá evoluir conforme o planejado.

Esta etapa da pesquisa de mercado engloba as tarefas operacionais do projeto e todas as providências a serem tomadas para que o planejamento elaborado na etapa anterior possa ser colocado em prática.

É o momento de ir a campo, pensar na prática, coletar os dados, processar, analisar e interpretar os resultados.

Trata-se de uma fase decisiva no processo. Pois é a partir desta fase que os dados serão transformados em informações relevantes para seus idealizadores.

Como passo seguinte, recomenda-se a divulgação aos interessados dos resultados e das conclusões obtidas por meio de relatórios e sua distribuição.

Escolha a ferramenta certa para coletar seus dados

As novas tecnologias são extremamente úteis para a obtenção de melhores resultados em um trabalho de pesquisa, mas é preciso ter um certo cuidado no momento de escolher qual a ferramenta utilizar para sua coleta de dados.

Dê preferência para ferramentas intuitivas, que facilitem, agreguem funções e maximizem os resultados obtidos.

Utilizando softwares específicos você pode coletar seus dados de qualquer lugar, incluir imagens e outros arquivos em seus formulários, inserir coordenadas geográficas que dão ampla noção da cobertura da sua pesquisa, e ainda compartilhar informações com toda a equipe envolvida no estudo.

E estas são apenas algumas das vantagens. Que estão aí para mostrar que papel, caneta, GPS, câmera fotográfica, etc. estão para a pesquisa, assim como o radinho de pilha está para sua playlist.

Crie o hábito de incluir pesquisas de mercado no seu cotidiano.

Toda pesquisa busca obter resultados necessários para resolver um problema dentro de um contexto e cabível dentro de um espaço de tempo.

Incluir esta tarefa nas rotinas da empresa, permite acompanhar a evolução do cenário, criando bases comparativas para que você possa conhecer seu público em profundidade e tomar decisões com mais segurança.

Além disso, os resultados destes estudos podem dar novos direcionamentos para o planejamento do negócio, e também para ações pontuais, servindo como um termômetro para medir como o mercado reagirá a elas.

Muitos não são estimulados e não tem o hábito de fazer pesquisas de mercado no cotidiano das suas empresas por acreditarem que elas são muito caras.

Mas a verdade é que hoje, com o advento das novas tecnologias, empresas de todos os portes podem realizar pesquisas, tendo o suporte de equipes qualificadas das ferramentas digitais e orientar a sua utilização.

No Coletum, por exemplo, você pode coletar dados para sua pesquisa, com planos a partir de R$ 29,90 por mês, e a ferramenta ainda possui versões gratuitas para você testar à vontade.

Agora que você já entendeu alguns dos fatores de sucesso essenciais para a realização de pesquisas de mercado, que tal começar a colocar estas ideias em prática?

use o coletum de graça

Tags:
Postagem anterior
5 erros em formulários de pesquisa que você não pode tolerar
Formulários

5 erros em formulários de pesquisa que você não pode tolerar

Próxima postagem
5 passos essenciais para criar um formulário de pesquisa eficaz
Formulários

5 passos essenciais para criar um formulário de pesquisa eficaz