tendências no comportamento do consumidor

5 tendências no comportamento do consumidor que devem estar no seu radar

Acompanhar as tendências no comportamento do consumidor é essencial para empresas que desejam conhecer seus consumidores e avançar posições em seus mercados.

Tendências no comportamento do consumidor indicam caminhos a seguir, mostram como as dinâmicas de mercado funcionam, como pensam e agem os consumidores.

As tendências são também grandes aliadas das pesquisas. Elas fornecem dados, que dizem respeito a população no geral, enquanto que uma pesquisa de mercado dará informações específicas relacionadas aos consumidores de uma marca.

Juntos, estes dados fornecem dicas precisas, capazes de direcionar as estratégias de negócios por caminhos mais assertivos e seguros. Neste cenário não há espaço para achismos.

Portanto, além de coletar dados para conhecer como os consumidores se relacionam com a sua marca, você precisa ficar por dentro das principais tendências no comportamento do consumidor.

Para te ajudar reunimos algumas das principais tendências no comportamento do consumidor.

Prepare-se! o mundo promete ser cada vez mais conectado por meio de dados, da automação e das redes de comunicação e tecnologia.

Nós, consumidores, temos a força!

O empoderamento é uma das grandes tendências no comportamento do consumidor.

Ela coloca os consumidores, como eu e você, no centro do processo. Temos em nossas mãos o direito de escolha e usamos este poder para tomar nossas decisões.

Ganha nosso coração, a marca que oferecer melhores opções, ferramentas e usabilidade, todas voltadas para gerar boas experiências e facilitarem as tomadas de decisão.

Para chegar lá, muitos caminhos se colocam à disposição das empresas. Pesquisas de mercado, dados coletados a partir de big data analytics e geolocalização são algumas das várias possibilidades.

A realidade virtual é uma tendência

Para explicar essa tendência vamos recorrer aos conceitos do termo “Realidade Virtual” para ficar mais fácil.

Segundo um de seus precursores, Jaron Lanier, seu termo oficial é “diferenciar simulações tradicionais feitas por computador, de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado”.

Como se pode ver, a base de tudo está na experiência.

A realidade virtual promete ampliar a imersão das pessoas e levá-las a viver uma experiência de som e imagem que as transporte para ambientes digitais.

Faculdades, agências de publicidade, turismo, arquitetos, lojas e até laboratórios médicos podem beneficiar-se da ferramenta.

Basta para isso que busquem entender o comportamento dos seus consumidores, desenhem um ambiente virtual relacionado ao seu negócio, e pensem em como poderão interagir com os clientes neste espaço.

A internet das coisas está por todos os lados

A alta conectividade tem conduzido o mundo dos negócios. E isso coloca o conceito da internet das coisas (IoT) entre as fortes tendências no comportamento do consumidor.

Para atender as expectativas dos seus consumidores, que pedem por uma maior conectividade, interação e sinergia com as marcas, a indústria se propõe a conectar diversos dispositivos à internet.

Com isso, ganham força no mercado as mídias interativas e a inteligência de itens como TVs e refrigeradores, que chegam no mercado como opções de novos canais de comunicação com seus públicos.

Organizar e gerir o volume de tráfego de dados pela internet, que cresce continuamente, é um dos grandes desafios. Assim como controlar a qualidade destas informações e transmiti-las de forma segura e confiável.

Somos cada vez mais mobile

Essa é provavelmente uma das tendências no comportamento do consumidor mais usuais em nosso cotidiano.

Afinal, as pessoas dormem e acordam grudadas em seus smartphones. E a tendência é que estes números só aumentem.

Para ficar por dentro deste fenômeno, é essencial conhecer o comportamento dos consumidor e avaliar sua presença mobile. Certifique que seu site, blog e emails enviados sejam responsivos, ou seja, adaptáveis ao tamanho da tela que os usuários estiverem usando.

Além isso, pesquise os hábitos dos seus clientes. Procure saber se eles costumam fazer compras pelo celular, quais os momentos que usam para isso, quais os meios que usam para efetuar o pagamento e por aí vai.

Vivemos a era da experiência

As pessoas são vistas e entendidas por conta dos seus hábitos. E isso faz com que a experiência, naquilo que vivem ou no que fazem, seja uma das grandes tendências no comportamento do consumidor.

O problema é que nem todas as organizações sabem o que fazer com todos os dados obtidos ao rastrear a interação dos clientes com suas marcas.

O desafio está mais uma vez em criar formas de conhecer e formar laços estreitos com os consumidores. Tudo para que eles possam ter experiências agradáveis e personalizadas.

Eis que aqui, uma importante pergunta fica no ar: E você, quais recursos tem usado para conhecer o seu consumidor?

Lembre-se que a coleta de dados pode sua grande aliada neste processo. Você está pronto para começar?

use o coletum de graça

Tags:,
Postagem anterior
o que é registro fotográfico
Formulários

O que é registro fotográfico e a sua importância para a vistoria de projetos e atividades em campo

Próxima postagem
monitoramento da concorrência
Análise

A importância do monitoramento da concorrência para empresas prestadoras de serviço